20/03/2012








"Cave of Forgotten Dreams"
Epipiderme21

24 de Março 21h30
Performance

25 de Março 18h
Filme "A casa das duas Portas" de João Abel
Conversa com os Artistas participantes em "Cave of Forgotten Dreams"

O referente deste evento sob o título “The cave of forgotten dreams” faz alusão ao nome do documentário sobre as pinturas rupestres da gruta Chauvet do realizador Werner Herzog.
A proposta deste evento cruza algumas ideias que parecem fazer sentido. Aplica alguns conceitos propostos no documentário à construção de um evento de performance.

Contexto do Referente

O filme de Herzog faz a analise de um dos maiores achados de pinturas rupestres que se conhece. Parece progredir no sentido de se perceber a dimensão maior dessa expressão gráfica de animais de caça representados nas paredes das cavernas, tentando captar o que têm de ritual humano. Sugere que as pinturas rupestres dançavam nas paredes com piscar das fogueiras, formando um puzzle cénico, uma espécie de proto-cinema. Assim era algo mais do que só pinturas.

O filme, na procura do que era este homem do passado, vai recompondo fragmentos com a ajuda de cientistas e outros especialistas. Algumas questões são reforçadas, como por exemplo, quando é dito que estamos agora presos na história ao contrário do que acontecia no passado. Para discutir isto mostra-se que as representações gráficas nas cavernas não mudavam entre espaços temporais de 5 em 5 mil anos ou de 10 em 10 mil.
Pessoalmente falando, graficamente, pela analise do traço que em nada fica atrás do que é a capacidade de representação à vista dos artistas de agora, cabe-me dizer que o homem pré-histórico não estava preso no tempo por dificuldades de representação ou outras dificuldades cognitivas. Como vai sendo explorado no filme, o tempo fechado do agora e o tempo aberto do passado, talvez se devam ao desinteresse deste homem do passado pelos conceitos actuais de evolução e identidade temporal, desenvolvendo, ao invés, outras faculdades que tinham que ver com a sua condição de homens integrados na Natureza.

Um dos cientistas, comenta que a este homem do passado não se devia ter dado o nome de homo-sapiens, porque não é isso que melhor define esta época mas homo-espiritual, refere que eles viviam com dois conceitos maiores a Permeabilidade que tinha que ver com a questão de não fazerem separação entre homem, animal ou outra realidade inanimada, a questão do animismo, o homem podia se transformar num animal ou vice-versa, e também o conceito de Fluidez, conceito que é descrito como a não separação entre a dimensão dos vivos e dos mortos – os espíritos. O xamã podia evocar os espíritos que vinham do sobrenatural. Vivia assim este homem em simultaneidade com todas estas dimensão intuitivas e complexas.

Herzog parece melancolicamente saudoso deste tempo cheio de mistérios, rituais e intuições. No fim há como que um lamento da incapacidade do homem actual voltar a viver essa dimensão maior.

A nossa ideia com esta curadoria é, seguindo uma estética de fragmento, criar um descentramento da autoria acumulativo numa performance-massa interdisciplinar, onde se explora a natureza ritualista das pinturas rupestres; trabalhar de alguma forma com as ideias de Permeabilidade e de Fluidez com a interdisciplinaridade sonora e plástica. As várias estruturas plásticas palpitam e comunicam entre si sem encontrar, de forma óbvia, um único centro, um único criador, criando com isto uma “máquina” contínua.
O que propomos de modo factual aos artistas é que a apresentação de cada grupo tenha de 20 a 30 minutos, e que de uma apresentação para outra a passagem não seja demarcada, permitindo às acções dos vários artistas uma continuidade no seu conjunto.

Curadoria de Nuno Oliveira e Margarida Chambel



Performance:


24 de Março 21h30
Performance


Jose Manuel García (Esp)



A Ko.Zinha (Pt, Esp, Holanda)

Bernardo Rodrigues (Pt)

André Fonseca (Pt)


António Azenha (Pt)


Alexandre A. R. Costa (Pt)


Márcio-André e Ana Gesto (Br, Esp)






25 de Março 18h

Filme "A casa das duas Portas" de Abel Pinheiro
seguido de conversa com os Artistas participantes em "Cave of Forgotten Dreams"

RESUMO DO ENCONTRO









Registos Vídeo Mario Gutiérrez Cru
Registos Fotográfico Ricardo Silveira

Design Marcio-André
Equipa epipiderme no evento João Abel, Sofia Silveira, Margarida Chambel, Nuno Oliveira, Maria dos Milagres, Mario Gutiérrez Cru, Chambel Santos

Sem comentários:

Enviar um comentário