epipiderme17




Programa 14 de Abril 2011 (21H)

No Espaço do Urso e dos Anjos
Rua Palmira nº 5 r/c Dto, Metro Intendente - Lisboa

Performance:

Isabel León (Espanha)
S/ título Duração: 30´
http://www.isabelleon.eu/web/index.php

O trabalho de Isabel León evoluiu desde a fotografia o vídeo até à performance, meio a que se dedica hoje de forma quase exclusiva. Pensa as suas performances, como um acto ligado à vida, as suas peças precisam obrigatoriamente de manter a sinceridade; assim como estar conectadas com os seus sentimentos, pensamentos e emoções mais intimas.
Dentro das práticas da performance, interessa-se especialmente pela interacção com o publico, como este contribui para que a obra exista. Faz do publico protagonista da sua obra, a suas performances são austeras quanto ao uso de meios técnicos e materiais.


Rita Rodríguez (Espanha)
“Performance clássica à maneira tradicional” Duração: 20´
http://www.ritarodriguez.eu/
http://www.hangar.org/gallery/ritarodriguez

Esta acção a apresentar no encontro epipiderme17, é apresentada pela segunda vez, a primeira apresentação teve lugar no Festival de performance em Pontevedra, Chamalle X.
Esta performance joga com os cruzamentos entre espaço publico e privado, pretende reflectir sobre a questão do uso do corpo, nu, em performance e com a ideia, tabu, do corpo nu em espaço público.
O trabalho de Rita Rodríguez toca várias vertentes desde o vídeo, à instalação, à performance.
A artista parece ter como manifesto geral nas suas propostas- “a tenção gerada entre a essência irracional do ser humano e as pautas sociais, a qual emana um equilíbrio instável que permite alcançar uma “sublimação” agradável" desta forma utiliza muitas vezes o jogo social face ao sistema, ao qual diz pertencer e desde dentro deste, de forma cúmplice experimenta a ironia. Trabalha com materiais simples, esclarece "com os que tem mais à mão" e muitas vezes com a participação do publico.

Vídeo- performance:

BBB Johannes Deimling (Alemanha)
“D-249736810” Duração: 17´
http://www.bbbjohannesdeimling.de/index.php?/work/performance/

“D-249736810” é um vídeo registo de uma performance realizada em Telavive em 2007, Israel.
BBB Johannes Deimling 1969, desde 1988 trabalha com performance art, vídeo, objecto, instalação, desenho e música; tendo focando-se especialmente na performance como forma de expressão, sendo o seu trabalho internacionalmente reconhecido.
O artista cria imagens vivas, que transforma em símbolos pictóricos. Baseia as suas propostas num momento que se quer incisivo catalizador de uma realidade tangível, solidificada - no momento de apresentação constitui-se uma imagem, muitas vezes com foco na realidade quotidiana ou em situações de conflito social.
Para BBB Johannes Deimling a escolha do meio a performance é uma escolha que implica um valor social e artístico, esta escolha orienta o fazer artístico mais para uma pratica de auto-relação com a vida e o quotidiano, do que o sentido de uma arte criada para um espaço de memória e do museu, para ele é uma prática radical e honesta de construção de sentido, dentro das artes visuais, onde a criação de uma obra de arte, a sua apresentação, recepção e reflexão unem-se num só momento.

*Por motivos de ordem técnica "Caminho de Bicho" de Paulo Morais não se vai realizar neste Epipiderme, pedimos imensas desculpas.

Sem comentários:

Enviar um comentário